quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Philip Kotler - Marketing 3.0 e as Empresas Que Todos Amam

Durante palestra na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Philip Kotler (o da bíblia vermelha do marketing) discutiu sobre o novo contexto (já não tão novo assim), do chamado Marketing 3.0.

Mesmo com a idade pesando nas costas, Kotler não abandonou ainda suas atividades em prol do marketing. Falando sobre o novo panorama que se estende nesse campo, ele fez alguns apontamentos (com bom humor e ainda fazendo piadas durante a palestra) sobre cases de empresas de sucesso e sugeriu uma série de previsões que ele acredita que estarão em jogo no mundo marketeiro daqui em diante, que são os seguintes:

- Ele diz que grandes pólos econômicos na América do Norte, na Ásia, e na Europa principalmente vêm realizando e continuarão a realizar grandes investimentos em organizações de países de economia emergente (como o Brasil, a Coréia do Sul, a Índia, a Rússia), que prometem produtos e serviços, e agora também experiências de valor, com um pacote em comum: baixos custos, alta produtividade e níveis de qualidade, e tecnologia ultra-avançada.

- Para ele, haverá uma mudança de paradigma também nas cotas dos budgets das empresas de sucesso. Atualmente, cerca de 10% dos investimentos de empresas com alto grau de notoriedade estão em recursos potenciais, tecnologia e inovação disruptiva (não a incremental), e 90% em estratégias de mídia de massa. Isso mudará. As empresas, por necessidade, aumentarão seus budgets em inovação. Os 10% vão se tornar 15%, e depois 20%. O restante cada vez menor será destinado a comunicação de massa (sustentação do negócio). A preocupação será agregar mais e mais valor, e não sustentar o valor de mercado já consolidado.

- Ele defende a premissa de que empresas precisam pensar antes em defender suas marcas em relação a altíssima concorrência; e depois em realizar investimentos, desenvolver projetos, obter margens de lucro maiores ou criar campanhas publicitárias para elevar market-share.

- Os grandes departamentos (Tok & Stok, Sears, Wal-Mart, por exemplo) serão extintos, ou senão quase extintos. Darão lugar as lojas de conveniência (supermercados de bairro, pontos de venda estratégicos, pequenas lojinhas que vendem produtos especializados).

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Kotler apresentou na palestra uma série de "características de sucesso organizacional". 

Características em comum entre empresas que são cultuadas nos EUA, e em grande parte do mundo, para citar algumas: Apple, Google, Amazon, Harley Davidson, Starbucks, Ebay, BMW, IDEO (haverá um post especial sobre essa), entre várias outras.

Analisando padrões nessas empresas, se chega a algumas características que essas organizações têm em comum:

- Acreditam que a cultura organizacional colaborativa e voltada para a inovação aberta é imprescindível para a satisfação de seus funcionários e é um fator primário de vantagem competitiva.

- Há um alinhamento de interesses bem claro entre todos os stakeholders (funcionários, concorrentes, fornecedores, acionistas, clientes, etc).

- Veêm todos os stakeholders, principalmente os próprios consumidores, como verdadeiros parceiros do negócio.

- Os custos em marketing são menores que a média dos atuantes de seus setores de atuação, e o grau de satisfação e retenção de consumidores potenciais é extremamente maior do que de seus concorrentes.

- Os salários dos executivos são relativamente modestos.

- Funcionários são treinados por mais tempo, sob práticas mais adequadas, e em geral, recebem benefícios e comissões por competências e objetivos conquistados (aumenta o grau de motivação das pessoas, o que naturalmente eleva seus níveis de engajamento para com as empresas que trabalham, ou melhor, defendem).

- Operam sob uma cultura que respeita as diferenças e a autenticidade dos funcionários, exploram habilidades distintas e estimulam as pessoas a criarem e inovarem como ponto de partida para qualquer serviço, sistema ou processo.

Ele deixa também um lembrete:

*Sem inovação, qualquer empresa definitivamente falhará.

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